Normas da ABNT Capas de Trabalho Faculdade

Posted by Diego Gonçalves  |  at  09:14


É muito comum nas faculdades e alguns colégios do ensino médio professores exigirem a elaboração de trabalhos dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ou simplesmente normas ABNT. O fato é que as normas definem como deve ser realizada a escrita, organização do conteúdo, métodos de pesquisas e também a formatação do documento, e é neste ponto que os estudantes se atrapalham entregam o trabalho fora das normas. Apesar de parecer muito difícil as normas da ABNT são até fáceis de se aprender, basta ir com calma e atenção, vou explicar como neste post.
A ABNT define como deve ser elaborada uma pesquisa científica e também como deve ser organizado o conteúdo e quais as regras de formatação deve ser utilizadas. Daqui em diante vou imaginar que você entenda como aplicar formatação de texto utilizando o Microsoft Office Word, não importa a versão do Office, o que importa aqui é que você saiba o que é formatar um documento.
É necessário que você saiba aplicar negrito, itálico, alinhamento (à direita, à esquerda, centralizado e justificado), adicionar imagens e utilizar marcadores e numeração, aplicar margens e espaçamento entre linhas, sabendo apenas estes itens você já consegue elaborar um arquivo dentro das normas da ABNT, se você não sabe nada disso então, você também não sabe utilizar o Word.

Como funciona a ABNT?

Digamos que você precisa aprender a fazer cálculos, para isso você precisará de um manual que neste caso é a tabuada (lembra dela? era difícil pra caramba entender aquilo e decorar os resultados, né?!), então, mesmo assim você foi aprendendo o básico (adição), depois aprendeu um pouquinho mais (subtração) e por fim pelo menos tentou o avançado (multiplicação e divisão), mesmo que você não saiba a tabuada inteira de cabeça você sabe o suficiente para utilizar no dia a dia, correto? É exatamente isso que quero propor.
Você deve aprender exatamente o que precisa para o dia a dia escolar, seja na faculdade ou no colégio você precisará aprender a utilizar as normas. Nada melhor que começar devagar e ir avançando, e é assim que vamos fazer…

Modelo da Norma ABNT para capa de trabalho

Sempre que você precisar criar um trabalho acadêmico você precisará criar uma capa ou folha de rosto, aABNT diz que as margens do documento devem ter 3 cm no cabeçalho, 2 cm na lateral direita, 2 cm no rodapé e 3 cm na lateral esquerda, sendo assim, o documento ficaria desta forma.

Se você seguir o exemplo acima já terá realizado cerca de 60% da formatação recomendada pela ABNT, o que faltou ai então? Fica faltando nesta capa apenas a formatação das fontes e tamanho da fonte, que não coloquei apenas para mostrar como seria fácil utilizar as normas ABNT num trabalho acadêmico.

Próximo passo

A formatação utilizada na capa é a mesma utilizada nas demais páginas do trabalho, porém, não seria muito interessante explicar como utilizar as normas ABNT nesta página ou em várias, afinal, isto iria ocupar grande parte do tempo de nossa equipe, também ficaria meio complicado você ler um pouco hoje e amanhã voltar pra descobrir onde parou de ler no dia anterior, concorda? Então, não irei publicar nesta página como utilizar as normas ABNT 2011.

Veja também!




About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

© 2013 raqINFO.com. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9
Blogger templates. Proudly Powered by Blogger.
back to top